Gutto Erkin Pyx é autor, escritor e editor dos próprios livros (antes assinados como Gutto Carrer Lima), responsável também pelo projeto gráfico, diagramação, editoração e produção das obras.
Ler o que o Gutto escreve é se abrir para adentrar na filosofia visceral, ao mesmo tempo em que ele derrama poesia. Mais que recomendado!
– Ana Maria Pupato | Sorocaba, SP
Os livros são muito bem produzidos, a forma é atrativa. O estilo de escrita contemporâneo me lembra Kafka e Camus.
– Luiz Carlos Freitas | Pelotas, RS
Biografia
Gutto nasceu em 1964, natural de Bauru (SP) onde viveu a infância, mudando-se para a capital de São Paulo no início da sua adolescência. Estudante de arquitetura e aspirante à música, psicologia e esoterismo, cessou o estudo formal ao tornar-se pai aos vinte anos. Priorizando o trabalho diante da responsabilidade familiar relativamente precoce, empreendeu um estúdio de criação em artes gráficas.
Por demanda, logo o microempreendimento evoluiu para uma pequena agência de publicidade. Como publicitário, buscou o conhecimento just in time desenvolvendo assim, carreira autodidata como designer, produtor gráfico, redator e diretor de criação e arte. Especializou-se em marketing direto, campanhas promocionais, editoriais, identidade visual corporativa e fidelização de clientes.
No auge de sua atuação profissional, entrou em depressão após separação no casamento de dezenove anos. Do estado decorrente de Burnout e de drásticas rupturas nos âmbitos familiar e profissional, alterou completamente o curso de sua vida. Da necessidade de reinventar-se, começou a escrever. E da espontaneidade em escrever sobre temas existenciais, tornou-se autor, escritor, editor e produtor dos próprios livros, assinando como Gutto Carrer Lima.
Sua primeira obra literária, DESAPEGO © (2017) com 608 páginas, é história de vida com teor filosófico contada em prosa poética com narrativas cronológicas e psicológicas, intercaladas com frases, crônicas e poesias. Escrita sem pretensão de ser livro de autoajuda, desperta reflexão e identificação, fato testemunhado pelos próprios leitores. Em 2019 publicou três livros: Humanos, Monstros & Abismos (136 págs.); O Outro & Eu (152 págs.); e Aguda Mente Crônica (196 págs.); todos integrantes de uma série de livros sobre temas existenciais variados. Dando continuidade à série, que leva o nome de um dos livros – Agudamente Crônica –, publicou, em 2020, mais duas obras: Talentos & Limites (208 págs.); e Valores & Limites (164 págs.).
Desde 2013, reside em Rio Claro, SP. A partir de março de 2021, mudou o nome público para Gutto Erkin Pyx (que significa espírito livre), nome este com o qual passou a assinar seus textos.