Não permita que lhe cobrem
ser deus fazendo de você
um servo do mundo.
Tantas orientações nos são dadas (ou vendidas) para que rompamos os nossos limites; e isto não é ruim. Melhor seria, antes, conhecê-los. Afinal, como romper e superar limites que não conhecemos? A motivação às cegas é um empurrão inconsequente. Quando excessivamente motivados, escalaremos paredes na impossibilidade de derrubá-las. Há de se verificar, porém, se do lado de lá não nos esperará um abismo. A verdadeira coragem requer ser proativa. Requer conhecer a nós mesmos, aos próprios talentos e também aos limites. Este livro provoca a descobrir qual é o seu lugar. Questiona as buscas, e alerta para as tiranias da autoajuda e do Sistema que ao incutir a cultura da competição, motiva a vencer, mas sabota os recursos para tanto. O desencanto com o lugar escolhido, apesar de todos os esforços ou mesmo após a conquista do tão desejado sucesso, é uma possibilidade, e a sabedoria para um recomeço tardio é imprescindível. Começando ou recomeçando, importa saber a que veio, e isto somente você mesmo poderá dizer. Talentos & Limites é um livro com alertas e mensagens filosóficas sem pretensões motivacionais imperativas e tirânicas, e realmente motivador para quem desejar voar sem perder o chão, como uma bússola cuja finalidade não é dar o caminho, e sim referências para a sua direção.
Que vaidade triunfal é, para o bem sucedido, dizer que a sorte não existe. A sorte existe e é você em sua contingência, ciente de suas limitações e alinhado com as suas aptidões, onde e com quem quer e pode estar, fazendo o que quer, pode, deve e gosta de fazer.
Talentos & Limites é o meu sexto livro, e quarto da série Agudamente Crônica. Todos eles são dedicados a questões existenciais, e, portanto, destinados a qualquer pessoa interessada no autoconhecimento. Talentos & Limites não é diferente neste quesito, porém é o primeiro para o qual especifico um público: pessoas que, independentemente de gênero e idade, encontram-se no dilema da escolha de uma profissão e/ou desejando desenvolver um talento. Aplica-se também a quem cansou-se da atividade à qual vem se dedicando por toda a vida e sente interiormente uma forte vontade de mudar. Não se trata de um livro de receitas e promessas para ser bem sucedido. Esta obra mescla filosofias de Aristóteles, Kant e Nietzsche, entre outras citações, relacionadas entre si para dar referências de qual seja ou não o seu lugar. Uma leitura que lhe fará bem, porque traz, em centenas de crônicas e aforismos, reflexões sobre a busca inicial de uma profissão, aprendizados, realização, disputas, desencantos, superações e desejos de recomeço que certamente provocarão em você uma viagem para dentro de si mesmo. Seja nas lembranças de quem você foi, ou no seu próprio olhar para quem você se tornou, Talentos & Limites tem potencial para emocioná-lo e situá-lo também nos contextos das críticas sociais que apresenta e que não podem ser ignoradas na busca por uma vida boa de ser vivida.
Gutto Erkin Pyx