top of page

DESAPEGO

O LIVRO

Livro Desapego de Gutto Carrer Lima

Desapego é leitura para refletir, na qual o autor passa mensagens enquanto vai contando sua história de vida narrada em prosa poética e intercalada com diálogos, crônicas e frases que provocam ao autoconhecimento.

Livro Desapego e Gutto Carrer Lima

Um livro com capa produzida artesanalmente pelo próprio autor, feito com carinho para embalar uma história de vida.

Miolo em papel marfim com 608 páginas de conteúdo + 8 págs. de índice remissivo.

Formato: 18,5 x 23,5cm.

Capa dura de luxo artesanal costurada com cordão de lã de ovelha, revestida de acetato protetor e filme de poliéster na lombada  que dá suavidade ao toque.

R$ 249,00

(Papel | frete grátis)

Livro Desapego de Gutto Carrer Lima

Se há dez anos eu tivesse a cabeça que tenho hoje, não teria feito nada do que fiz há dez anos e, consequentemente, não teria a cabeça que tenho hoje.

Você sente ou já sentiu que precisaria dar continuidade a algo que em algum momento foi interrompido em sua vida? Que momento foi esse? Quando e por que ela mudou seu curso? Qual foi o divisor de águas? De onde seria possível retomá-la? 


DESAPEGO tem como protagonista as confissões dos erros que levaram o autor à fragilização da sua identidade e como superou a separação conjugal, exclusão familiar, falência financeira, decepção com religião e obsolescência profissional num mundo novo que virou do avesso. Suas buscas e encontros no autoconhecimento reveladas na narrativa de histórias reais, entregam imagens do tempo, cenários e circunstâncias em que foram vividas e escritas. 


Morando no carro, vivendo em solitude no campo, enfrentando as adversidades da periferia urbana e experimentando a mídia social como morada virtual, descobriu, na simplicidade, a aproximação com a natureza, o valor das verdadeiras amizades, a luz da filosofia e a força do amor no resgate de novos sentidos na vida. 


Predomina a linguagem poética e traz centenas de crônicas, poemas, aforismos e grafismos singelos ilustrando os capítulos, além de diálogos temperados com humor discreto. Mesclando sutileza, docilidade e acidez sarcástica, leva o leitor à reflexão mostrando que nosso mundo interior é suficientemente vasto para transcender o tempo e as barreiras que separam sonhos e realização. A chave para este mundo está em nossas lembranças, nas emoções e sentimentos que elas despertam e no desapego daquilo que queremos, mas de fato não precisamos.

Livr Desapego de Gutto Carrer Lima

Neste passeio pelas próprias sombras descobri ser possível encontrar a luz, que revelo de coração aberto a você, desejando que some algo bom em suas buscas.

Orelha de capa

DESAPEGO reúne experiências de aprendizado, aceitação e superação de perdas, renúncias e rupturas relacionadas ao amor, família, filhos, amizade, tempo, trabalho, dinheiro, religião e morte. Um convite à epifania no qual nenhuma frase é gratuita para levá-lo a refletir e emocionar-se. Em meio a confissões relatadas com profundidade em histórias reais, reflete incertezas que nos afligem diante das rápidas mudanças impostas por este novo século e o quanto elas afetam a autoconfiança, a decisão e o curso de nossas vidas. Um balanço entre tristeza e irreverência bem humorada. Romantismo e realidades sociais. Desejos materiais e conscientização ecológica. A ilusão das paixões e o amor verdadeiro. O peso dos julgamentos e a libertação do perdão. Enfim, as sombras das fraquezas e a luz do autoconhecimento que levam à renovação, quando definimos o que realmente é importante entre tantas cobranças e expectativas que nos afastam de nós mesmos. Um tema atual e abrangente cuja compreensão contribui para aliviar-nos da obrigação de vencer, do medo de perder e da frustração iminente numa cultura em que os desejos despertados raramente são satisfeitos com seus troféus, não importa o quanto tenhamos e realizemos.

Opiniões de Leitores

Márcia Vaz

Este livro é singelo, em alguns momentos pungente de enraivecer! Outras passagens dão solução à vida; três páginas além, te desconstrói; antes do ponto final da página seguinte, você já é outra pessoa que nem sabia que era. Um passeio com guia turístico. É isso!

Márcia Vaz

Rio de Janeiro | RJ

Ceice da Matta

Seu livro para mim é um livro de autoajuda real. Me identifiquei muito em vários capítulos. É um livro que nos faz refletir bastante!

Ceice da Matta

Volta Redonda | RJ

Lucia Borges

Às vezes me dá impressão que você estava em crise existencial, acho que isto é normal em vocês, artistas.  Mas em seguida você revela um insight que surge como solução. É muito interessante porque você não se atém somente no lado bom ou no lado mau das coisas; considera os acontecimentos sob vários pontos de vista fazendo a gente enxergá-los também.

Lucia Borges

Rio Claro | SP

Ana Paula Anaya

Impressionada com essa dedicação, carinho, atenção. Esse livro é incrível, principalmente por ter sido escrito por você! Amei. Te desejo todo sucesso do mundo e que muitas pessoas possam ter o privilégio de conhecer e reconhecer seu trabalho. Assim como nos inspira, acredito que inspire muitas outras pessoas também. Nós cuidadores, nós comunicadores, precisamos levar outra visão de mundo ao maior número de pessoas. Reconhecimento é a palavra da vez. Você merece! Aos poucos vamos ao longe!

Ana Paula Anaya

São Paulo | SP

Lena Piva

Que delicia ler este livro! Estou me descobrindo com essa leitura. Buscava explicações sobre o porquê as pessoas buscam a felicidade de uma forma tão superficial. Está me ajudando a seguir em frente com tranquilidade. Não sei como cheguei até você, mas sou grata por estar tendo a oportunidade de aprender com o Desapego. Estou indicando o seu livro para vários amigos. É minha contribuição para que as pessoas tenham acesso a um trabalho tão lindo e importante. Obrigada!

Lena Piva

Limeira | SP

Tereza Santo

Certa noite,  com o banco do carro reclinado, olhando o céu perdido entre as estrelas, segurando a mãozinha da minha neta que ao meu lado dormia, eu pedia a Deus pela vida da minha filha. Ela na UTI, eu no carro com aquela garotinha de 11 anos, esperando o pior a qualquer momento. Você, sem me conhecer, aí onde minha alma faz a curva, se fez ouvir. Naquele momento, assim como em muitos outros, sua vida e voz se mesclam com a minha e com centenas de outras pessoas que possuem a chance de ler o que você escreve. Obrigada!

Tereza Santo

Farfield, Ohio | USA

Airton Teixeira

Minha esposa sequestrou o livro para ler também.  Inteligente e talentoso. Um amigo que passou por dificuldades e até pensou em suicídio, resolveu escrever um livro como você. Vou recomendar a leitura a ele. [...] Ontem, relendo seu livro – meu amigo, uma obra prima! – senti meus medos e dores batendo duro em mim. O livro é tão bom que a leitura se torna difícil, impossível não se identificar. Parabéns, Gutto, pela excelente obra.

Airton Teixeira

São Paulo | SP

Evandro Tessaro

Esse livro me traz um ‘‘ódio’’ tão grande do autor, mas é um ódio bom  (se é que existe), pelo fato dele descrever certas coisas que se encaixam tão facilmente no meu dia-a-dia. Aliás, esse é meu livro de cabeceira, pois aquele que não reflete sobre a sua vida, será que está vivendo?! Deixo aqui uma frase resumida do livro que me marcou: — ‘‘Se eu voltasse no tempo com a cabeça que tenho hoje, será que eu teria a mesma cabeça?’’ 

Evandro Tessaro

Rio Claro | SP

Fabricio Carrer

É uma obra curiosa... conta a vida do autor e nos leva à muita reflexão...  Precisa ser digerida aos poucos. Dei boas risadas com algumas passagens tentando me colocar na situação. A forma como você narra os acontecimentos e ao mesmo tempo coloca uma mensagem na narrativa é brilhante! E que memória de elefante, hein?! Gosto muito dos textos! Você escreve muito bem e seu livro merece uma segunda leitura! 

Fabricio Carrer

Bauru | SP

Malu Silva

Seu livro nos faz mudar, porque nos faz repensar, incomoda, gera desconforto e questionamentos. Ler sua trajetória de vida e alguns dos teus caminhos percorridos, bem como sua audácia e coragem de desapegar-se de certos contextos e convenções sociais tão arraigados em nós, inspira-me ainda mais a escrever. Seu livro é fonte inesgotável de inspiração. Grata por proporcionar essa possibilidade de reflexões, meu amigo!

Malu Silva

Varginha | MG

Giselle Gonçalves

Conheci a bela alma do poeta, suas dúvidas e anseios, sua coragem, seus receios e medos, seu êxito e vitórias, seus amigos... Apaixonei-me por Hanna, reconheci-me e identifiquei-me em Yumi... Muito obrigada, por desnudar sua alma e seus sentimentos fazendo-nos enxergar que no final das contas são muitas as semelhanças existentes entre nós - compartilhando suas experiências, motiva àqueles que andam por alguns caminhos sem imaginar onde chegarão. Seu triunfo traz a certeza de que há sim felicidade em se viver e sobreviver durante as ocasiões mais difíceis e regozijo na superação. Confiança em dias cada vez melhores ainda que alguns percalços insistam em nos desafiar durante nossa trajetória. É fato que seu coração iluminado é, consagrado por todas as bênçãos que dEle emanam. Muito obrigada por compartilhar nobres e profundos sentimentos em seu livro. Namasté!

Giselle Gonçalves

São Bernardo do Campo | SP

Louise Caldas

Breve o tempo de uma vida pra esmiuçar todo o nosso inconsciente... Conhecer-nos já é tarefa tão árdua, de certo estamos a caminho... Gosto da forma que o texto flui, compreensível, sem breques. Personas diversas embutidas num só pacote, muita coisa pra fuçar, pra descobrir, pra megulhar... Tem que ir tocando junto, pois a viagem por vezes é tão solitária que chega a dar um certo medo, mas trata-se de algo que precisamos fazer, este mergulho em nossos sentimentos e a tentativa e erro repetidas à exaustão... 

 

Muita escolha errada, muita decisão certa, ao menos as que foram "a coisa certa". O fato é que o difícil é escolher, é decidir, tocar o barco com o leme na mão, e enfrentar o vento forte e as vagas de um mar que engole nossa mais forte decisão. Adorei, tocou-me, inspirou-me, emocionou-me, fez o papel das palavras que a arte enche de vida e move a vida pra frente. Gosto da filosofia, gosto da reflexão, gosto do texto. Fez-me bem!! Obrigada, Gutto Carrer Lima!

Louise Caldas

Rio de Janeiro | RJ

Ana Maria Pupato

Um dos pontos importantes que se trabalha ao analisar uma obra é a mensagem que o narrador está trazendo com a história.  Você mescla narrativas cronológicas com outras que acontecem no psicológico. Clarice Lispector era mestre na narrativa psicológica. 

 

Quando leio o seu livro, sei que o Gutto está ali, autor, mas o narrador me traz material para que eu possa inferir o que eu quiser, sou livre nessa viagem. Na faculdade de Letras, não nos permitiam sair muito dos padrões analíticos dos grandes literatos. Analisando o seu livro, fica muito bom passear pela história e pelas reflexões! Não fica denso demais e nem romance de banca de jornal. 

 

O seu livro é uma obra literária que deveria estar na lista dos indicados para cadeiras acadêmicas de quem lida com o ser humano. Você consegue trazer, sob todos os aspectos, uma retrospectiva da vida do personagem levando o leitor a sentir com muita emoção a sua própria história. Eu estou em profunda vivência do que já seria passado. Quanto mais se nega, mais se tem, mais persiste. O que importa mesmo é que entrar nessa vivência tem muito a ver com a leitura do seu livro que me preparou para esse momento. Você não traz verdades fechadas, por isso, seu livro causa isso! 

 

Você sempre foi escritor, só que a sua missão de vida apareceu claramente agora! Muito obrigada, grande guerreiro do bom coração! Ainda tem mais pela frente. Acho que você precisa escrever o Desapego 2. Que a sua obra seja sempre abençoada pela reflexão e com muito amor para que os leitores possam ser ajudados! Gratidão!

Ana Maria Pupato

Sorocaba | SP

Sara

Gutto, ao pegar seu livro me emocionei e até chorei.  Ao folhear as páginas rapidamente junto com meu filho, uma página parou que é a página 553: Tocando em frente. Meu filho ficou hipnotizado ao ver as páginas. Ele tem 23 anos, está com depressão pelo falecimento do irmão. E ao ver seu livro parecia que eu e ele estávamos diante de algo que seria divino. E juntos nos abraçamos e eu disse a ele que a mudança chegou. 

 

Alguém compartilhou essa mensagem da capa do livro no Facebook, que eu vi às três horas da manhã: "Em algum momento sua vida foi interrompida? Seria possível retomá-la?" – Esta mensagem foi o fechamento de um ciclo em minha vida. Ao iniciar a leitura entrei em um plano que não sei explicar. Estou lendo aos poucos e está me fazendo um grande bem. Algumas pessoas dizem que estou diferente e calma. 

 

Sua simplicidade é radiante e contagiante. Você fez algo que mudará alguma coisa em cada pessoa que ler sua história. Você quis dividir com as pessoas o que você viveu... o que aprendeu... o que sofreu... para que de alguma forma sirva de âncora para alguém. E que bom, eu sou uma dessas pessoas!  Só tenho a te agradecer muito, porque seu livro é como se fosse um amigo que está aqui ao meu lado me orientando e me aconselhando em algo que ao longo dos meus 46 anos eu não aprendi. E que bom, eu tive tempo de aprender agora. Em uma semana algumas pessoas já notaram algo diferente em mim. Ele é completo. 

 

Já me pediram emprestado, mas estou em uma viagem ao ler o livro e essa viagem é só minha. E assim que eu terminar eu irei emprestar, pois você me ensinou compartilhar... ajudar... dividir... Agradeço por tudo. Não me canso de agradecer.

Sara

São Paulo | SP

Silvia Pereira Constantino

Estou amando cada página e devorando a leitura!  Têm pontos que me tocam profundamente, e comparo com situações que vivi ou vivo, encontrando nelas respostas como se o Universo estivesse falando comigo, respondendo a questionamentos.; coisas que eu precisava saber e entender para evoluir internamente na alma, tipo uma reforma íntima dos meus sentimentos, olhando para trás, as coisas que já desapeguei nas quais eu sofria e dramatizava, e hoje nem se quer arranham mais minhas emoções. Isso porque eu só li praticamente metade do livro, e já está me ajudando a crescer emocionalmente em meus relacionamentos. 

 

Estou, como diria, de boca aberta, pois me sinto no divã de um psicólogo que está me dizendo tudo o que eu sempre quis saber para melhorar. Por mais que retrate trechos da sua vida real, Gutto, acredito totalmente que você foi um instrumento divino do Universo, de algo maior e mágico através desse livro para nos trazer luz e discernimento, fazendo com que o nosso caminhar nessa experiência de vida no planeta Terra seja sentido na própria pele, nas emoções que podemos viver. Uma vida plena, maravilhosa, deixando para trás nossas ilusões de mundo perfeito através de nossa ótica superficial do mundo, e enxergando com os olhos da alma que essa experiência da vida que temos é algo encantador e cheio de beleza e fascínio, principalmente nos pequenos momentos que se tornam grandes pelas emoções que nos dão e enchem nosso peito de amor e satisfação. 

 

Gratidão é a palavra, vinda do fundo do coração, por compartilhar com a gente essa sua linda experiência que está ajudando a melhorar também nossa vida num sentido amplo, trazendo para nós, esperança de um mundo melhor.  Muito obrigada de coração por essa maravilhosa obra. Que o Universo te dê tudo em dobro, todas as coisas boas que você deseja e seu espírito esteja maduro e pronto para receber.

Silvia Constantino

São Paulo | SP

Livro Desapego de Gutto Carrer Lima
facebook-logo-3-1.png
Topo de Desapego
Opinião Desapego
Sinopse Desapego
Comprar Desapego
bottom of page